quarta-feira, 14 de maio de 2014

O que por cá se fala

Cambridge é uma cidade internacional, não sei bem qual a percentagem de não-ingleses, mas é certamente elevada.
 Pelas rua ouvm-se falar diversas línguas, inclusive o inglês.
 À parte do inglês o mais ouvido, é sem dúvida, o espanhol. A comunidade da América latina e espanhola está bem presente e por incrível que pareça sabe bem falar espanhol de vez em quando para matar saudades.
No entanto, apesar de os Portugueses em geral gostarem muito de Cambridge, o mesmo não acontece com os espanhóis. Conheço alguns cujo sonho era mesmo viver em Portugal e quem tenha ido embora fartinho de cá estar.
 



Graffiti tipicamente espanhol num viaduto de Cambridge

É engraçado, porque tal como a maioria dos portugueses nunca fui muito à bola com os espanhóis, mas com o tempo percebemos que até são o povo mais parecido connosco, sabe-se lá porquê e sabe bem de ve em quando exercitar o castelhano.
Eu tenho bastantes colegas espanhóis e até um Galego, que não fala Galego mas é o único que percebe português.
A Leonor não trabalha com nenhuma espanhola, mas tem uma colega Catalã que sabe falar português e catalão mas diz que não gosta de falar Castelhano. Se ela escrevesse graffitis acho que trocava a palavra "ingleses" da foto acima por uma outra nacionalidade que eu cá sei.

Sem comentários:

Enviar um comentário