quarta-feira, 16 de julho de 2014

Le Tour en Angleterre

Como já tinha dito, tive a possibilidade, juntamente com o meu pai de assistir ao vivo pela primeira vez uma etapa do Tour de France. Esta é uma das vantagens de viver em Inglaterra. Poder assistir a grande eventos como a Volta a França. Por exemplo, se vivesse em França tinha hipóteses de ver a Volta à Grã-Bretanha que é muito menos interessante.
Chegámos bem cedinho, às 9 da manhã (a partida era às 12:30) para podermos apreciar tudo e realmente deu logo perceber que é um evento de outro mundo.


Ainda deu para ficar junto ao palco
 Da noite para o dia montaram um enorme espaço VIP, um palco enorme com animação que já tinha começado antes de chegarmos.
Seguiu-se um desfile da caravana publicitária com tudo, desde carros-garrafa a bules de chá gigantes.
Depois, juntamente com mais alguns portugueses fomos para junto do autocarro da Lampre-Merida, a equipa de Rui Costa e Nélson Oliveira.
O Nélson que é uma pessoa muito simpática e acessível veio falar connosco (entre nós estava o Tiago Brandão Rodrigues, adido olímpico em Londres, português mais famoso de Cambridge e amigo de ambos os ciclistas).

Eu, Tiago Brandão Rodrigues e Nélson Oliveira

Já o Rui Costa estava a ser solicitado por patrocinadores por todo o lado apenas pôde acenar. Acredito que se não fosse o seu estatuto de chefe-de-fila teria estado connosco tanto tempo quanto o Nélson Oliveira. Mas ainda bem que é assim!
Seguiu-se nova romagem ao palco para ver os ciclistas a assinarem o livro de ponto e, dada a quantidade de gente nas estradas só os vimos partir pelo ecrã gigante.

Alberto Contador antes de partir a perna


Mas a história não acaba aqui! Dado que os comboios andam mais depressa que os ciclistas, eu e o meu pai rumamos a Londres para os ver a chegar à meta. E assim foi, Kings Cross, depois metro até Embankment e apesar de estar tudo apinhado de gente lá arranjei um lugar no topo de um viaduto para os ver passar durante uns 15 segundos.
Mas pronto, não se viram só os ciclistas do Tour. Carros de apoio, polícias, merchandising e até infiltrados foram passando pelas ruas de Londres.
No final ainda fomos à zona da meta e vimos uma estrutura ainda maior que a montada em Cambridge, com áreas VIP, bancadas e espaços para acomodar os milhares que ali se deslocaram.
Para mim, que acompanho o Tour pela televisão ininterruptamente desde 1995 foi um dia inesquecível.


15 segundos de ciclismo


Sem comentários:

Enviar um comentário